O ditado popular diz: “Às vezes é preciso dar um passo atrás para depois dar dois à frente”, o que pode ser um tanto desconexo e ilógico com os objetivos e metas das pessoas, já que demanda parar, analisar, traçar outro plano de ação e, por fim, segui-lo, o que é uma dedicação, muitas das vezes, árdua e demorada, no entanto, se feito com cuidado e zelo, dá um belo resultado.

Bem, o que isso tem a ver com Omega, o novo álbum da banda holandesa, Epica? Absolutamente, tudo! O grupo tirou um merecido período de folga após o fim da turnê do álbum The Holographic Principle, em 2018. Assim, os músicos puderam recarregar as baterias e recuperar o fôlego e a criatividade para um novo trabalho de estúdio.

Omega, que tem lançamento nacional via Shinigami Records/Nuclear Blast, é o disco que o Epica estava devendo aos seus fãs há anos. O disco é a parte final da trilogia metafísica iniciada em The Quantum Enigma (2014) e continuada no já citado The Holographic Principle (2016), onde trata de temas como a depressão, ansiedade, morte, empatia e autoconhecimento.

Em Omega, as canções possuem o DNA Epica, no entanto, nada soa requentado, ficando claro que o grupo debruçou especial atenção às linhas melódicas. Além disso, o álbum vem embalado em novas convenções rítmicas para o padrão do grupo, com nuances e ambientações e uma bem-vinda atenção à faceta progressiva da banda.

Apontar uma ou outra música como destaque é injusto, já que o trabalho merece atenção por total. Todavia, como um pequeno aperitivo ao ouvinte, as canções The Skeleton Key, que ganhou um videoclipe muito bem produzido, diga-se; Abyss Of Time, Gaia e a bela balada Rivers podem dar às boas-vindas ao trabalho.

Como dito anteriormente, o Epica precisou parar por um tempo, recarregar as baterias e refletir sobre qual caminho a seguir. Caso esse período sabático não fosse respeitado, o bom resultado alcançado em Omega seria apenas um mero sonho.

Track listing de Omega:

1. Alpha – Anteludium
2. Abyss Of Time – Countdown To Singularity
3. The Skeleton Key
4. Seal Of Solomon
5. Gaia
6. Code Of Life
7. Freedom – The Wolves Within
8. Kingdom Of Heaven prt. 3 – The Antediluvian Universe
9. Rivers
10. Synergize – Manic Manifest
11. Twilight Reverie – The Hypnagogic State
12. Omega – Sovereign Of The Sun Spheres

Nota: 7