A pandemia de Covid-19 impactou expressivamente o mundo da música. Enquanto diversos artistas continuam lançando seus materiais, uma das melhores formas de apresentarem seus trabalhos ao público foi descontinuada: os shows.

Por isso, os concertos de rock ‘n’ roll e de heavy metal ganharam as redes sociais e, entre eles, o Roça ‘n’ Roll, que será realizado virtualmente, com 31 bandas de diversos estados brasileiros, no período de 23 a 30 de junho. Os shows serão transmitidos, gratuitamente, a partir das 20h pelo canal do Roça ‘n’ Roll no YouTube.

A vigésima edição do Roça ‘n’ Roll seria realizada em 2018, porém, devido a dificuldades operacionais na época, o evento foi adiado para 2020. Por conta da pandemia e a possibilidade de incentivos aos artistas e empreendedores culturais pela Lei Aldir Blanc, a organização decidiu realizar o festival de forma online, em 2021.

“O importante é conseguirmos manter na edição online algumas características básicas do Roça ‘n’ Roll tradicional, como o espírito festivo, a multiplicidade de estilos, o caráter de maratona, afinal são 8 dias com mais de 30 bandas, e a concepção do festival como um instrumento de fomento à cena criativa do rock underground, contemplando bandas de alta qualidade que não tem tanto espaço na mídia tradicional”, disse o músico e empreendedor cultural Bruno Maia, organizador do festival.

Durante os 8 dias de evento, 31 bandas vão passar pelo palco online do festival. Os grupos executam sonoridades variadas dentro dos estilos rock e heavy metal, como heavy, thrash, doom, death, stoner, hard rock e classic rock. A programação também destaca a dupla Moda de Rock, formada pelos violeiros Zé Helder e Ricardo Vignini, que toca versões de clássicos do rock e heavy metal na viola caipira.

Para o organizador do festival, a diversidade de estilos dentro do rock e metal oferece a oportunidade para muitos artistas difundirem suas produções para um público variado e composto por pessoas de várias localidades e idades. “É de suma importância para a valorização do cenário nacional”, ressaltou Bruno Maia.

Bruno destaca também a relevância de oferecer uma programação cultural para as pessoas que, devido à pandemia, não acessam eventos presenciais: “É uma forma de contribuir para a qualidade de vida dos fãs de música pesada que estão em distanciamento social e, em alguns casos, confinados em casa. Assim, nós teremos um evento de alta qualidade para assistir na segurança e no conforto de casa”.

Sobre a participação da banda Tuatha de Danann, escalado para todos os dias do festival, Bruno Maia relata que serão músicas com convidados especiais, entre eles, o músico inglês Martin Walkyier, ex-vocalista do Skyclad, em gravações ao vivo.

Além do Tuatha de Danann e do Moda de Rock, o Roça ‘n’ Roll 2.0 apresenta shows com Aneurose, Attomica, Badlands Hero, Cangaço, Chaosfear, Deadliness, Dionísio, Drowned, Final Disaster, Hammathaz, HellGarden, Hot Rats and Leo Rapozão, Loss, Mother Trouble, New Democracy, Path to Nihil, Pesto, Psychotic Eyes, Silent Hall, Sinaya, Stay Clean, Suck this Punch, Subrosa, Sunroad, The Neverknow, Uganga, Warshipper, Vingador e Venomous.

A vocalista May Undead, da banda Torture Squad, o jornalista Ivanei Salgado e o organizador Bruno Maia ficaram responsáveis pelas apresentações dos shows na edição virtual do festival.

Site oficial: https://www.rocanroll.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/FestivalRocaNRoll
Instagram: https://www.instagram.com/rocainroll/
Youtube: https://www.youtube.com/user/rocanrollfestival

SERVIÇO:

23/06 (quarta-feira)
Bandas: Chaosfear, Dionísio, Loss, Mother Trouble e Tuatha de Danann.

24/06 (quinta-feira)
Bandas: Aneurose, Badlands Hero, Sinaya, Subrosa e Tuatha de Danann.

25/06 (sexta-feira)
Bandas: HellGarden, Hot Rats and Leo Rapozão, The Neverknow, Tuatha de Danann e Uganga.

26/06 (sábado)
Bandas: Cangaço, Drowned, Path to Nihil, Stay Clean e Tuatha de Danann.

27/06 (domingo)
Bandas: Attomica, New Democracy, Pesto, Tuatha de Danann, Vingador e Venomous.

28/06 (segunda-feira)
Bandas: Deadliness, Psychotic Eyes, Tuatha de Danann e Warshipper.

29/06 (terça-feira)
Bandas: Final Disaster, Hammathaz, Sunroad e Tuatha de Danann.

30/06 (quarta-feira)
Bandas: Moda de Rock, Silent Hall, Suck this Punch e Tuatha de Danann.