Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, identificou que cirurgiões que ouvem músicas do AC/DC durante as intervenções cirúrgicas apresentam melhor desempenho das atividades médicas.
Estudo também analisaram os impactos com canções dos Beatles e constaram benefícios de ambos grupos de rock.


"É possivel que a musica com alta ritmicidade possa fornecer um andamento para manter a velocidade durante o desempenho e, assim, melhorar o desempenho da tarefa. Nossos resultados mostram que ambos o soft rock e o hard rock podem melhorar o desempenho cirúrgico", escreveram os pesquisadores no estudo.


O trabalho monitorou cirurgiões durante uma laparoscopia – um procedimento cirúrgico considerado minimamente invasivo. Eles foram observados durante três situações: uma em que operaram em silêncio, outra ao som das músicas em volume médio (45 a 50 decibéis) e a terceira com o volume alto (65 a 70 decibéis). Em todos os cenários com o som ligado, foram tocadas músicas dos Beatles, para o que os cientistas classificaram como efeitos do soft rock, e da banda AC/DC, enquadrada como hard rock – e a maioria apresentou benefícios.